A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reconheceu 5 clubes filiados na AF Bragança como Entidades Formadoras Certificadas.

Ao longo de todo o Processo de Certificação de Entidades Formadoras, 32 dos 34 clubes da AF Bragança (94%) fizeram o registo inicial na Plataforma e receberam visitas técnicas ao longo da época desportiva. Desses 32 clubes, 26 obtiveram os relatórios finais, ou seja, 81,25%.

 

Do total de 26 clubes, 21 deles não cumpriram a todos os critérios obrigatórios exigidos, ou seja, não obtiveram uma avaliação final. 

 

Foram apenas 5 os clubes que acabaram por ser certificados, 3 no futebol e 2 no futsal, mas com enquadramentos diferentes:

 

No futebol, 3 clubes estão certificados o GD Bragança (4 estrelas), CA Macedo (2 estrelas) e a EF Crescer (2 estrelas).

 

No futsal, 2 clubes estão certificados o CSP Vila Flor (2 estrelas) e o AR Alfandeguense (2 estrelas).


 

  • Em todo o panorama nacional, só 38 entidades/clubes obtiveram a avaliação de 4 estrelas, o nosso filiado o GD Bragança é um desses clubes.
  • De um total 54 entidades/clubes avaliados no país com 2 estrelas (4 desses clubes são da AF Bragança).
  • Em Portugal foram certificadas 22 entidades/clubes no futsal (2 são da AF Bragança).


O Processo de Certificação de Entidades Formadoras resultou de um trabalho conjunto entre a FPF e as Subcomissões de Certificação das Associações Distritais e, segundo a FPF, “além da subida da qualidade organizacional e formativa dos clubes”, com este processo “visa assegura-se o respeito pelas regras de proteção da saúde e segurança dos participantes, bem como, o cumprimento das regras técnicas da modalidade”.

 

A nível nacional, a FPF e as Subcomissões de Certificação das Associações Distritais avaliaram 754 Entidades Desportivas no Futebol e Futsal.

 

A AF Bragança felicita os clubes que obtiveram certificação mas também todos os que desenvolveram algum trabalho ou assimilaram as ideias gerais do processo, no sentido de preparar a sua candidatura para a próxima época.

 

“A certificação é um trabalho de todos” (Prof. Sílvio Carvalho, Director Técnico Regional)       

O Processo de Certificação para a nova época já está a decorrer, sendo que o período para a autoavaliação das entidades terá início ainda durante o mês de Julho, decorrendo até ao dia 31 de Outubro. A plataforma está disponível a partir do dia 15 de Julho (Segunda-Feira).