A Associação de Futebol de Bragança promoveu um ciclo de formações gerais entre os dias 14 e 16 de setembro, e os resultados não poderiam ter sido mais satisfatórios. Neste ciclo de formações os temas foram variados, desde a aspetos mais técnico\táticos, a questões organizacionais ou de saúde e nutrição. Tudo temas ricos e importantes a qualquer entidade ou profissional da área desportiva.

Os números falam por si, cerca de 200 participantes oriundos de vários pontos do país, bem como de vários países do mundo!

O Diretor Técnico Regional Sílvio Carvalho, mostrou-se satisfeito e com sentido de dever cumprido, quando questionado sobre esta forte adesão: "A nossa estratégia com a organização do Ciclo de 3 Formações Gerais em 3 dias consecutivos (15 horas no total), superou em muito as nossas melhores expectativas, porque “chegámos” a treinadores “espalhados” por Portugal continental, ilhas e ainda China, Finlândia, Áustria, Austrália, etc. Tornámos possível que treinadores “fora” do país pudessem renovar/atualizar as suas horas UEFA e do IPDJ. Foram cerca de 95% de participantes ligados ao futebol e futsal, que era o nosso grande objetivo. O feedback durante as sessões, a qualidade dos formadores e os temas apresentados foram muito elogiados. Esta forte adesão, dimensiona o nome da instituição e motiva-nos a continuar a proporcionar mais conhecimento a todos os interessados na atividade formativa da AF Bragança."

O treinador de Futebol Miguel Leal um dos formadores deste ciclo de formações gerais, prestou também a sua opinião e visão geral quanto ao evento: “Cada vez mais qualquer treinador e pessoa que esteja envolvida nesta área técnica tem informação e cada vez existem mais pessoas com interesse em partilhar conhecimentos. Por vezes a informação é que pode não ter a qualidade desejada, mas penso que a Associação de Futebol de Bragança tem primado por isso, primado também por permitir acesso a mais pessoas dessa mesma informação, no sentido de partilhar experiência e partilhar conhecimentos. Foi uma excelente iniciativa, uma iniciativa com bastante êxito pelo menos pelos feedbacks que recebemos durante o evento."

Em relação à variedade de temas, Miguel Leal considera importante e uma vantagem, o envolvimento de várias áreas de conhecimento no futebol: "Cada vez mais o conhecimento que está adjacente ao futebol para além da tática e da técnica é maior, existem mais intervenientes nesse processo. Todos os conhecimentos que sejam partilhados mesmo fora do centro que é a atividade, acho que se forem interligados e específicos dentro da modalidade são altamente vantajosos. Este conhecimento melhora a ação dos treinadores, para além da ténica e da tática, determinante no próprio sucesso dos treinadores.

Miguel Leal, aproveitou também para deixar uma opinião em relação ao trabalho de formação de Portugal, na qual considera importante aumentar o nível de conhecimento e de informação nos jovens atletas: " Formando melhores homens, formamos melhores jogadores. É importante que as pessoas estejam disponíveis para ceder informação, cabe às associações e aos clubes fazer circular informação, pois essa partilha de conhecimentos vai melhorar a ação de toda a gente."

Luis Pinto, um dos formandos deste ciclo, treinador em Xi'an, China país na qual trabalha há cerca de 10 anos, deixou também a sua opinião em relação aos assuntos debatidos nas formações gerais, bem como o seu feedback pessoal: "Sou treinador formado na AF Bragança e considero a "minha" associação, onde recorro sempre para continuar atualizado com o que se passa em Portugal. Desde a pandemia que sigo a AFB e a ANTF e as suas formações online. Esta última formação que tivemos da AF Bragança, foi na minha opinião a melhor que assisti este ano, com preletores fantásticos e temas que são tão pertinentes para a realidade do meu trabalho aqui na China, como de certo para os meus colegas residentes em Portugal."

Falou também do regime E-learning, um regime que ganhou força fruto da situação pandémica covid-19: "Para finalizar, o regime E-learning possibilitou-me a oportunidade de aprender com os formadores e debater com os meus colegas, tópicos que de outra forma jamais teria a hipótese de aprender se não fosse via regime online. Apesar de tarde, aqui na China começava as duas da manhã e terminávamos para lá das seis da manhã. Foi com um grande prazer que passei estes 3 dias a aprender e com vontade de continuar a aprender cada vez mais. Agradeço ao Silvio da AF Bragança e a todos os preletores, deixando um pedido que se possa continuar a formar à distância e se possível dar a oportunidade aos treinadores Portugueses pelo mundo fora de poderem não só assistirem a formações, mas também poderem continuar o seu percurso na carreira com certificações UEFA A, UEFA B neste mesmo formato E-Learning."