Já são conhecidos os resultados finais da segunda época do novo modelo de certificação de entidades formadoras, implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em estreita colaboração com as Associações Distritais e Regionais (ADR). O número de clubes do distrito de Bragança devidamente certificados aumentou, contabilizando este ano um total de 8 clubes certificados e 1 centro básico de formação em futsal, pela Federação Portuguesa de Futebol, contra os 5 clubes certificados no ano de 2019.


Entidade Formadora 4 estrelas - Futebol:

- Clube Atlético Macedo de Cavaleiros


Entidade Formadora 3 estrelas - Futebol:

- ADSP Vale do Conde

- Escola Futebol Crescer

- Grupo Desportivo Bragança

- Grupo Desportivo Moncorvo

- Montes Vinhais


Entidade Formadora 3 estrelas - Futsal:

- Associação Recreativa Alfândeguense

- Centro Social e Paroquial de Vila Flor

 

Centro Básico de Formação - Futsal:

- Associação Recreativa Santo Cristo

 

Os números revelados são consequência do trabalho afincado dos clubes, em sintonia com a FPF e a Sub-Comissão distrital da AF Bragança, cientes da importância cada vez maior que o estatuto de entidade formadora terá para o desenvolvimento do futebol e do futsal nacional e distrital.

 

O processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

 

Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas da sua formação e também para poderem participar nos campeonatos nacionais num futuro próximo.


Confira aqui as listagens de relatório finais 2019-2020 aprovados pela Comissão Nacional de Certificação


Foto: AF Bragança